
TOXINAS.
O que são e como atuam.
As toxinas causam inflamação no corpo, que é a "base" do aparecimento e manutenção das doenças. Todos nós estamos expostos a substâncias químicas tóxicas, e os danos que elas podem causar dependem de diversos fatores, como a quantidade, a duração e a frequência da exposição, além da toxicidade da substância e da sensibilidade do indivíduo. Embora a quantidade possa ser pequena, algumas substâncias se acumulam no organismo ao longo do tempo. Os efeitos da exposição a certas substâncias podem ser notados apenas após vários anos, embora efeitos relacionados à exposição curta também possam ocorrer, especialmente em concentrações elevadas. Crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido por enfermidades podem ser mais suscetíveis do que adultos saudáveis.
Fontes de substâncias tóxicas
As substâncias químicas estão presentes em diversos ambientes e fontes, como: ar, água, alimentos, ambiente de trabalho, medicamentos, pesticidas, solventes, hidrocarbonetos naturais e produtos de sua combustão, cosméticos, além de toxinas naturais, como micotoxinas, toxinas microbianas, vegetais e animais. As pessoas também podem estar expostas a outros poluentes ambientais, como monóxido de carbono, fumaça de cigarro, chumbo, mercúrio, micro-ondas, campos eletromagnéticos e chuva ácida, entre outros.
Toxicidade
Não existem substâncias químicas sem toxicidade. Toda substância química tem o potencial de causar danos ao organismo. O termo "toxicidade" refere-se à capacidade de uma substância de causar danos a um órgão específico, alterar processos bioquímicos ou modificar um sistema enzimático. Os maiores fatores que influenciam a toxicidade de uma substância são a frequência da exposição, a duração e a via de administração. Existe uma relação direta entre a frequência e a duração da exposição e a toxicidade dos agentes tóxicos.
Para avaliar a toxicidade de uma substância química, é necessário conhecer: os tipos de efeitos que ela pode causar, a dose necessária para gerar esses efeitos, as características ou propriedades da substância, além de informações sobre a exposição e as características do indivíduo.
Esse conhecimento é amplamente utilizado na medicina de urgência, quando ocorre uma intoxicação aguda e rápida, como no caso de uma intoxicação por medicamentos ou produtos de limpeza, cujos sintomas podem ser rapidamente identificados e tratados.
Carga tóxica
O termo "carga tóxica" refere-se ao acúmulo de toxinas e produtos químicos no corpo ao longo do tempo. A carga tóxica tem origem em diversas fontes do dia a dia, que incluem produtos de higiene pessoal, químicos nos alimentos, poluição do ar, da água e do solo, entre outros.
Nesse caso, as toxinas — mesmo em baixíssimas quantidades e somando-se ao longo do tempo — vão se acumulando de forma imperceptível no organismo, até que, eventualmente, causem problemas de saúde. Muitas vezes, o paciente não percebe esse acúmulo, nem mesmo o médico, até que se manifeste um problema de saúde. No entanto, esse processo raramente é comentado ou discutido na área médica.
Como uma máquina perfeita, o corpo humano possui um sistema de desintoxicação natural, que inclui fígado, rins, intestinos e pele, responsáveis por filtrar e eliminar as toxinas do organismo. No entanto, esse sistema não foi projetado para lidar com as mais de 80.000 substâncias químicas liberadas para a indústria alimentícia, além das toxinas às quais estamos expostos diariamente ao longo da vida. Embora muitos desses produtos sejam inofensivos em curto prazo, quando acumulados ao longo do tempo, podem ter efeitos tóxicos evidentes no organismo.
A medicina moderna ensina a lidar com intoxicações agudas, rápidas e sintomáticas (toxicidade), fornecendo tratamentos imediatos em casos de emergência. No entanto, a medicina não costuma se concentrar em como lidar com intoxicações lentas e silenciosas (carga tóxica), que são a origem de inúmeras doenças e problemas de saúde.
O ser humano não possui a capacidade natural de "limpar-se" de tantas substâncias químicas não naturais. Por isso, na medicina integrativa, o principal método de recuperação do organismo é a desintoxicação, comumente chamada de "DETOX". Esse processo visa estimular os órgãos eliminadores de toxinas — como pele, fígado, rins, intestinos e pulmões — para expelir as toxinas do corpo. Sem esse procedimento, é quase impossível recuperar a saúde humana.
Todas as medicinas alternativas, como a homeopatia, medicina tradicional chinesa, ayurvédica, xamânica, entre outras, já sabiam disso e utilizam ervas, saunas e outros métodos para promover a desintoxicação. O detox é, portanto, a base da prevenção e do tratamento de doenças.
Bem-vindo à BeVolve! Nossa loja é dedicada ao seu bem-estar integral, onde encontrará uma variedade cuidadosamente selecionada de suplementos e produtos de homeopatia. Nosso compromisso é oferecer soluções naturais que apoiam sua jornada para uma vida mais saudável e equilibrada.