EMAGRECIMENTO.

 

EMAGRECIMENTO

Mitos e verdades

O PROBLEMA DA OBESIDADE

Já é evidente para todos nós a OBESIDADE como problema mundial. A luta contra a balança virou uma verdadeira epidemia para ricos e pobres. Devido principalmente à industrialização dos alimentos e não ao excesso de alimentação.

A obesidade é o principal contribuidor para gerar doenças crônicas (diabetes, hipertensão, câncer, dislipidemias, infartos, derrames cerebrais etc.) e incapacidade física, trazendo inúmeros problemas na família, psicológicos e incluso financeiros.

A EPIDEMIA DE DIABESIDADE (diabetes + obesidade) COINCIDE COM 50 ANOS DE ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL SOLICITANDO QUE COMAMOS MENOS E FAÇAMOS MAIS EXERCÍCIOS!!

 Tudo errado!!! Há no mundo uma epidemia de crianças obesas, com menos de 1 ano de idade!!! (KIM et al. Obesity 15: 1107, 2006).

ENTÃO PORQUE ENGORDAMOS TANTO NOS ULTIMOS 50 ANOS??

A genética não mudou, então foi o ambiente (epigenética): o tipo de alimentação, passamos a ingerir menos gorduras saudáveis, comer mais carboidratos industrializados, enfim: COMEMOS COISAS ERRADAS.

  • Ingerimos muitos carboidratos industrializados que tem frutose para dar “sabor” e “gosto” (lembrar que glicose não é frutose), e ele é muito barato.

 E que faz a frutose?

- Gera 7x mais inflamação (glicação) que a glicose à me predispõe a doenças

- Não inibe a GRELINA (hormônio da fome) à tenho mais fome

- Não estimula a LEPTINA (hormônio da saciedade) àcontinuo com mais fome

- Não estimula a INSULINA àse a insulina e a leptina não aumentam após a ingestão de frutose o cérebro não fica “sabendo” da ingestão ocorrida e continua com a sensação de fome.

 

  • Ingerimos substâncias que INFLAMAM nosso corpo a traves da produção de citocinas inflamatórias (lembrar que inflamação crônica, e a base de praticamente TODAS as doenças, incluso obesidade.
  • Ingerimos substâncias antinutrientes, que retiram os nutrientes do organismo, como por ex: o açúcar em excesso, gorduras trans etc.
  • Ingerimos alimentos “desvitalizados” sem nutrientes necessários para a vida. E não se iluda, o “enriquecimento nutricional” de muitos alimentos industrializados estão muito errados.
  • Confundimos SEDE, com FOME; é muito comum ser obeso e desidratado. Como não está hidratado, ele não consegue eliminar suas toxinas, ficando mais doente, mais cansado, mais “inchado”, que o leva a comer mais e ficar mais gordo.

 

 

“DEVIDO A ESSA EPIDEMIA, A GERAÇÃO ATUAL É A PRIMEIRA NA HISTÓRIA PREVISTA PARA TER UMA EXPECTATIVA DE VIDA MAIS CURTA DO QUE A GERAÇÃO ANTERIOR “NEJM 2005”.

à se continuamos assim, com esses padrões alimentares, nossos filhos e netos vão morrem mais cedo que nos.

ILUÇÕES

A ILUSÃO àeu preciso EMAGRECER para ficar saudável.

A REAL àeu preciso FICAR SAUDAVEL para assim EMAGRECER.

Diversos medicamentos foram e continuam sendo criados, mas o certo é que, até hoje, nenhum deles conseguiu a fórmula “milagrosa” do emagrecimento estável.

Pois é, você perde peso com esses medicamentos, ou com a dieta “do momento”, porém, como não se tratou a causa da mesma, você volta a engordar, as vezes até mais que no começo “efeito sanfona”.

Mais de 90% das pessoas que usam medicamentos para emagrecer, ou realizam cirurgia de redução de estomago, voltam a engordar. Para os tratados com medicamentos o tempo é de alguns meses, para a cirurgia acontece num prazo de 10 anos. Lembre-se, mais de 90%.

Isto é uma realidade que doe para a medicina, que tenta resolver o problema, porém de forma equivocada.

 

SOBREPESO e OBESIDADE

Como sei se estou com sobrepeso ou obesidade?

De forma prática e utilizando números que podem ser aferidos:

IMC = índice de massa corpórea (OMS).

IMC = peso (kg) / alt (mts) ao quadrado.

Exemplo:  Você pesa 86kg, e mede 1,72 mts.

à 86 / (1,72 x 1,72) = 86/2,95 = 29,15.

 

IMC

CLASSIFICAÇÃO

RISCO DE COMORBIDADE

18,5- 24,9

NORMAL

 

25-29,9

SOBREPESO

Aumentado

30-34,9

OBESIDADE 1

Moderado

35-39,9

OBESIDADE 2

Grave

=ou >40

OBESIDADE 3 “MORBIDA “

Muito grave

Porem IMC, não mede o quanto que existe de gordura corporal nessa “massa corporal”.

 Isso pode ser medido com aparelho de Bioimpedância (que analisa dentre outras coisas a massa magra – músculos - e massa gorda (gordura total, visceral), etc.

 

 

 

Outra forma é ver a circunferência abdominal

 

Normal

Sobre PESO

OBESO

mulheres

80 cm

    1. cm

>88 cm

Homens

94 cm

94-102cm

>102cm

 

 

 

QUAIS GORDURAS SÃO PERDIDAS NO EMAGRECIMENTO?

 

Nos possuímos 3 tipos de gorduras.

 

1 - ESTRUTURAL (proteção de órgãos) essa não se deveria perder.

2 - RESERVA FISIOLÓGICA (usada como combustível / energia, oriunda da ingesta alimentar, porém insuficiente para atender toda a demanda metabólica).

3 - ANORMAL (está praticamente encapsulada, indisponível em caso de emergência)

 

Ao tentar emagrecer através de simples dietas de restrição calórica, o obeso, usualmente perde nas fases iniciais exatamente as suas reservas fisiológicas e parte de sua gordura estrutural. E para piorar, antes que consiga tempo para mobilizar a gordura anormal, já se sente tão fraco e faminto que invariavelmente acaba por abandonar qualquer tipo de tratamento convencional.

ENTÃO COMO EMAGRECER?

Hoje em dia, o médico é treinado a aguardar que indústria farmacêutica desenvolva uma nova droga que novamente prometa milagres, a mesma indústria que patrocina as universidades e trabalhos científicos, entende que o problema não é o colega?

Medicamentos são substâncias que o corpo desconhece, então causam efeitos colaterais.

Porque tudo que é patenteado, não existe na natureza. Remédios são sim importantes, uma vez proporcionam alívios sintomáticos nas doenças que não podem ser melhoradas somente com o que temos na natureza e/ou com tanta rapidez, por isso são tão importantes nas doenças agudas, porém com datas para entrar e sair, pois seu uso prolongado sempre dará problemas.

O IDEAL É TER UM EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL.

Melhorar seus hábitos de vida, sono adequado, exercícios físicos, alimentação adequada, nutrientes adequados (vitaminas, minerais etc.), níveis hormonais adequados, corpo desintoxicado, boa hidratação, e bom gerenciamento do estresse. Adequados significa não ter carências nem excessos

Estas são as estratégias da MEDICINA INTEGRATIVA, que brinda uma oportunidade real ao organismo de se refazer, se “reequilibrar”, ou seja, recuperar sua HOMEOSTASES.

Em geral, só com isto se resolvem a grande maioria dos casos de obesidade ou sobrepeso.

 

Pague com
  • Pix
  • proxy-pagarme-v5
Selos

FARMACIA HAHNEMANN LTDA - CNPJ: 48.470.413/0001-66 © Todos os direitos reservados. 2025